Como construir uma agenda da Justiça de Transição no Brasil?

18/11/2021

Como construir uma agenda da Justiça de Transição no Brasil?




Na próxima segunda, 22, às 18h, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) realiza um importante debate sobre o futuro da Justiça de Transição no Brasil. Para tanto, reúne especialistas no tema como a ex-Presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, Eugênia Gonzaga; Márcia Misi, professora da UEFS, membra do grupo Tortura Nunca Mais BA e advogada do escritório Juspopuli de Direitos Humanos; e Paulo Abrão, ex-presidente da Comissão de Anistia e ex-secretário executivo da CIDH. A mediação será feita por Vera Lúcia Santana Araújo, da Executiva Nacional da ABJD.

O que é Justiça de Transição?

O século XX tem a marca do Estado de Exceção praticado por regimes autoritários que se impuseram através de atrocidades e graves violações a direitos. Nesse contexto de ruptura com liberdades e garantias dos sujeitos individuais e coletivos, surge a Justiça de Transição e o direito à memória e verdade como “elementos de fortalecimento dos Estados democráticos”.

No Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido nesse sentido. O fim do regime militar não foi acompanhado pelo desmonte das suas estruturas institucionais, nem pela punição pelos crimes e violências ocorridos, negando o processo de reconciliação entre “o Estado e seus nacionais”.

A situação se agravou ainda mais no atual governo. Entre os exemplos que demonstram o retrocesso que vivemos estão as ações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. A pasta vem indeferindo todos os pedidos de reparação de familiares e vítimas da ditadura civil-militar brasileira e, ainda mais alarmante, existem fortes indícios de que querem pleitear a devolução dos valores que já foram pagos pelo Estado, dizendo que aqueles que lutavam contra o autoritarismo da época eram criminosos.

Diante desse cenário e da necessidade imediata de ação, a ABJD realiza esse debate sobre como construir uma agenda da Justiça de Transição no Brasil atual.

Não perca!

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB