Com debate sobre as reformas liberalizantes, ABJD realiza o lançamento da Secretaria do Trabalho

20/10/2021

Com debate sobre as reformas liberalizantes, ABJD realiza o lançamento da Secretaria do Trabalho





Na próxima segunda-feira, 25, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) fará o Lançamento da Secretaria do Trabalho. A entidade reunirá nomes importantes para debater "As reformas liberalizantes e seus impactos no mundo e nas relações de trabalho: A falácia dos argumentos de seus defensores". O evento será transmitido pelas redes da entidade a partir das 18h.

Participam o economista e professor titular do IE da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, a doutora em Economia e pesquisadora do CESIT/Unicamp, Marilane Teixeira, a cientista social e Secretária Nacional de combate ao Racismo da CUT-BRASIL, Anatalina Lourenço, a pesquisadora do CESIT/Unicamp e doutora em Ciências Sociais, Ludmila Abílio. A mediação será de Gustavo Ramos, advogado e membro da Secretaria do Trabalho da ABJD. 

Além disso, estarão presentes como debatedoras as juristas Ana Paula Alvarenga, Eneida Vinhaes Dultra, Luciana Lucena Barretto e Magda Biavaschi.

Importância da Secretaria

A expansão da Covid-19 tratou de escancarar e aprofundar as históricas assimetrias do mercado de trabalho brasileiro. Segundo dados da PNAD-C, são quase 80 milhões de pessoas fora da força de trabalho, das quais cerca de 60 milhões são mulheres. São alarmantes os dados de desemprego, desalento, subocupação, subutilização, em cenário de ampliação da informalidade, da terceirização, dos “autônomos”, dos “empresários de si próprios”, em regra empregados disfarçados. No loca-loca das plataformas digitais, trabalhadores vendem pacotes de tempo, de forma despersonalizada e sem direitos. As desigualdades são aprofundadas e as organizações sindicais perdem força.

A Secretaria do Trabalho: Mundos do trabalho e lutas por igualdade, da ABJD, ciente dessa realidade e consentânea com seus objetivos principais de aprofundar as discussões envolvendo o tema do trabalho e de sua centralidade, propõe, como primeira atividade externa a realização de uma live que viabilize espaço interdisciplinar de análises, discussões e buscas de saída para um dos graves problemas que afeta substantivamente a sociedade brasileira, qual seja, o da destruição sistemática de seu sistema público de proteção social ao trabalho que inclui tanto as normas trabalhistas quanto as instituições encarregadas de dar-lhes eficácia.

Para tanto, teremos convidados externos, estudiosos e lideranças engajadas nas discussões e nas lutas sobre o tema, visando a trazer ao debate elementos que permitam que mais bem se compreenda o real significado das reformas liberalizantes aprovadas ou em andamento no Parlamento brasileiro, a falácia dos argumentos de seus defensores e que indiquem caminhos aptos à construção de relações de trabalho menos desiguais e justas. 




Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB