Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento de Manoel da Conceição Santos

18/08/2021

Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento de Manoel da Conceição Santos




A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Núcleo Maranhão (ABJD-MA) manifesta profundo pesar pelo falecimento do grande militante das causas sociais e camponesas, Manoel da Conceição Santos, que hoje se eternizou estrela no panteão dos grandes lutadores por uma sociedade justa e solidária, que tem por objetivo primordial proporcionar vida digna a todo ser humano que neste planeta habita.

Maranhense, enquanto líder sindical foi um dos maiores articuladores da luta camponesa em resistência ao regime militar no país; foi preso político, torturado, e por um tiro sofrido em emboscada, perdeu uma de suas pernas; exilado, denunciou as arbitrariedades do regime ditatorial a partir de Genebra. 

Fundador nacional do Partido dos Trabalhadores, da Central Única dos Trabalhadores - CUT, e do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU. 

Companheirismo, dedicação, amor à humanidade, fé na vida, fé no homem, fé no que virá, Mané da Conceição será para sempre símbolo da resistência, da construção, da propagação dos ideais que movem a humanidade em busca da justiça em sua ampla caracterização: vida digna, vida plena! 

Viva Mané! 

Imperatriz/MA, 18 de agosto de 2.021 

Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD, Núcleo Maranhão

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB