Carta de Solidariedade ao Povo Palestino

25/05/2021

Carta de Solidariedade ao Povo Palestino





 1. O terrível conflito territorial que envolve Israel e Palestina provocou mais sofrimentos e mortes aos palestinos que vivem na região da Faixa de Gaza. Foram 11 dias de repressão diária das forças israelenses contra cidadãos palestinos que chocaram o mundo com imagens de adultos e crianças feridas, pessoas mortas e funerais dos palestinos vítimas do violento ataque.

2. Após dias consecutivos de incessantes bombardeios e investidas militares contra a região, ocorreram pelo menos 242 mortes, incluindo 65 crianças, 39 mulheres e 17 idosos. Segundo dados veiculados internacionalmente, os feridos passam de 1,7 mil.

3. Para além de todo cenário de violência, de remoções forçadas das famílias em virtude dos ataques e das destruições de espaços públicos e privados, seguimos enfrentando, ao nível global, a crise humanitária provocada pela pandemia da COVID-19, que afeta as populações mais vulneráveis, o que torna a ofensiva israelense ainda mais grave e danosa para o povo palestino. Discordamos de atos de violência entre Estados para tentativas de imposição e de controle das populações e seus territórios sagrados e de vida.

4. Não obstante a existência de diferentes posições e táticas de grupos que lutam por causas e direitos naquele contexto, em conformidade com os princípios de humanismo e solidariedade internacional que defendemos, repudiamos o brutal ataque do governo de Israel contra o povo palestino.

5. Conclamamos os Organismos Internacionais o cumprimento de seus mandatos em prol dos direitos humanos e da solução pacífica dos conflitos. 

6. Solidarizamo-nos com a população palestina, violentada em função dos últimos ataques sofridos.


 Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB