Com Lula, Dilma, Flávio Dino e Boulos, ABJD celebra aniversário nesta sexta, 28, às 18h

24/05/2021

Com Lula, Dilma, Flávio Dino e Boulos, ABJD celebra aniversário nesta sexta, 28, às 18h






Com as participações dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, do Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e de Guilherme Boulos (PSOL), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) celebra seu aniversário nesta sexta, 28, a partir de 18h. A transmissão será realizada em parceria entre a entidade, o Canal do Conde e o GGN.

Fundada há quase três anos, com o propósito de unir juristas de todo o País na defesa da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito no pós-golpe, a Associação consiste num espaço presente em 18 estados brasileiros, contemplando as diversidades e incidindo diária e diretamente na luta pela preservação da democracia, não se furtando a participar dos debates e ações relacionados aos principais temas da conjuntura político-jurídica do Brasil e do mundo.

Além dos ex-presidentes, núcleos secretarias da ABJD, participam da comemoração o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, a Pastora Lusmarina, o líder do Movimento Nacional de Favelas e Periferias, André Constantine, o jornalista Luis Nassif e as atletas Marta Sobral e Carol Soberg. Marcam presença, ainda, diversas entidades parceiras como a Associação Juízes para a Democracia (AJD), os Coletivos por um Ministério Público Transformador (Transforma MP) e Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, a Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), Policiais Antifascismo, Coalização Negra Por Direitos e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.


3 anos de luta e resistência

A produção da ABJD é intensa e reconhecida, interna e externamente, cumprindo com seu papel de promover discussões, formações, manifestar opiniões e repúdios, dialogar com a sociedade, apoiar movimentos e organizações nos seus mais legítimos propósitos e, especialmente, intervir em processos judiciais no Brasil e no exterior, fazendo as provocações necessárias direcionadas ao judiciário. Entre elas, destaca-se a denúncia apresentada em abril de 2020 ao Tribunal Penal Internacional (TPI) pedindo a condenação de Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade que vitima a população brasileira. O tema é mais atual do que nunca diante da CPI da COVID-19 que investiga, justamente, omissões e irregularidades do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Outra grande contribuição da Associação foi a atuação sistemática dos juristas pela democracia, em diversas frentes, batalhando pela efetividade da garantia constitucional da presunção de inocência, pela liberdade de Lula em meio ao escandaloso e injusto processo de lawfare e para denunciar a farsa da Lava Jato e seus integrantes. A campanha #MoroMente, encampada pela entidade em 2019 e que tomou o país, foi um marco na trajetória ao expor as parcialidades, ilegalidades e os crimes do então juiz Sergio Moro e de procuradores e encarar o protagonismo da Operação, a maior fraude jurídica da história.

São três anos intensos, atuando em cenários extremamente desfavoráveis de destruição de direitos e imposição de retrocessos. Por isso, ainda que em meio à crise econômica, sanitária e social sem precedentes, é preciso celebrar a existência da ABJD que se mantém firme e disposta a assumir as responsabilidades de defender a vida, a liberdade de toda pessoa humana, a coexistência pacífica e plural, o funcionamento das instituições democráticas, os valores sociais e a busca por uma sociedade mais igualitária no âmbito social, étnico-racial e de gênero.



Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB