ABJD debate o Sistema de Justiça e o caso Rio Doce na segunda, 17, às 19h

10/05/2021

ABJD debate o Sistema de Justiça e o caso Rio Doce na segunda, 17, às 19h


  





O rompimento da barragem de Fundão (Samarco, Vale e BHP) em Mariana-MG, ocorrido em 5 de novembro de 2015, atingiu cerca de 500 mil pessoas, destruiu as comunidades de Bento Rodrigues, Gesteira e Paracatu por completo, deixando um rastro de devastação ao longo de 650 km de extensão do Rio Doce, bem como da região litorânea do Estado do Espírito Santo, registrando 20 mortes e severos impactos sociais e ambientais. Passados mais de cinco anos, o processo de reparação pouco progrediu. 

Por isso, na próxima segunda-feira, 17, às 19h, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) realiza um importante debate ao vivo para refletir sobre o Sistema de Justiça e o caso do Rio Doce.

Até o momento, nenhum reassentamento foi construído, não houve responsabilização criminal dos envolvidos e das envolvidas, e uma série de acordos foram sistematicamente descumpridos, o que somente agrava a situação das populações atingidas, prejudicando o direito à reparação integral e ao pleno acesso à justiça.

Participam Tchenna Maso, advogada popular, doutoranda em Direito (UFPR) e integrante da Coordenação Nacional do MAB; Dulce Maria Pereira, arquiteta e urbanista, professora da UFOP
e coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisa (LAUEPAS); a defensora pública do Espírito Santo, Mariana Sobral Andrade; e Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada (TJ-SP) e integrante da ABJD e AJD. A mediação será de Marisa Barbato, da executiva Nacional da ABJD.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB