ABJD exige apuração de tortura contra Rodrigo Pilha

01/05/2021

ABJD exige apuração de tortura contra Rodrigo Pilha




TORTURA NUNCA MAIS!!!

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD vem, por meio da presente nota, requerer a apuração rigorosa sobre a denúncia veiculada na Revista Fórum em 29.04.2021, a respeito do tratamento dado a Rodrigo Grassi Cadermatori, conhecido como Rodrigo Pilha, no Centro de Detenção Provisória II, em Brasília/DF.

Segundo o veículo Rodrigo Pilha teria sido torturado por agentes estatais e estaria dormindo no chão desde o momento da privação de sua liberdade, há 41 dias. 

Os indícios gravíssimos de violações perpetradas pelo Estado, inclusive possivelmente motivadas, como afirma a reportagem, por questões políticas, atingem não apenas a pessoa do Rodrigo Pilha, mas a própria democracia brasileira.

Não é novo que a máquina estatal, especialmente em seu viés repressivo, seja utilizada para oprimir indivíduos e grupos de pensamento não alinhados aos detentores do poder político. Eram assim os métodos fascistas, empregados na primeira metade século XX, bem como nas ditaduras latino-americanas. Não queremos e não podemos, aceitar o retorno desses tempos sombrios, razão pela qual urge que as instituições democráticas funcionem no sentido de inibir essas práticas abomináveis.

Deste modo, a ABJD pugna pela apuração  urgente, nas esferas administrativa-correicional e penal, dos fatos noticiados, com a devida oitiva do custodiado.

Tortura nunca mais!

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB