Juristas pedem ao MPF que proíba campanha com informações falsas sobre o combate à Covid-19

05/04/2021

Juristas pedem ao MPF que proíba campanha com informações falsas sobre o combate à Covid-19


 



A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD) e o Coletivo por um Ministério Público Transformador (Transforma MP) solicitaram à Procuradoria Regional da República, em Brasília, que instaure inquérito para apurar as responsabilidades e o uso de dinheiro público, pelo Governo Bolsonaro, para pagar ações de marketing com influenciadores sobre a covid-19, conforme noticiado no portal UOL, no dia 31 de março. Os juristas pedem que seja proibida a veiculação da campanha com afirmações falsas sobre o uso de medicação sem eficácia comprovada e que pode gerar danos à saúde pública.

Além disso, as entidades querem que o Governo Federal apresente estudos científicos que embasem a eficácia do tratamento com o chamado “Kit Covid”. O pedido, protocolado no dia 2 de abril, afirma que a ação promove confusão em relação aos cuidados com a saúde pública e busca, claramente, sugerir o tratamento precoce denominando-o como atendimento precoce.

"O papel do Governo Federal no cuidado e em suas políticas públicas de saúde deve ser claro, sendo vedado promover direcionamento nebuloso à população. Como a campanha se destina ao combate da pandemia e da Covid-19, não há a terminologia atendimento precoce, mas, sim, a de tratamento precoce, o que se leva à conclusão de que o Governo Federal busca recomendar à população, por meio de influenciadores digitais, a adoção do tratamento precoce", descreve. 

Outra grave conduta apontada pelos juristas é incentivar o uso de medicamentos sem eficácia alguma comprovada e que pode levar as pessoas à morte ou a graves danos à sua saúde. "Consolidou-se no Brasil, de origem do Palácio do Planalto e encampado pelos setores mais obscuros da medicina brasileira, a falaciosa afirmação de que o kit covid, consistente em medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, entre outros, seria eficaz como medida preventiva ou como medida de tratamento da doença, objetivando sua cura. Ocorre que o Kit Covid, como medida de tratamento, preventivo ou não, não guarda relação alguma com quaisquer pesquisas ou estudos científicos", explicam.



Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB