Suspeição de Moro é vitória do Estado Democrático de Direito e do devido processo legal

24/03/2021

Suspeição de Moro é vitória do Estado Democrático de Direito e do devido processo legal







A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) celebra a decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acatando o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como uma vitória do Estado Democrático de Direito e do devido processo legal sobre a barbárie e o lawfare.

Todo cidadão tem o direito de ser julgado por um juiz imparcial e dentro das regras.

O reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro coroa a campanha “Moro Mente” que a ABJD lançou em 2019 em todo o país, com o propósito de desmascarar as ações antidemocráticas de um indivíduo que se vendia como herói nacional, praticando ilegalidades e perseguindo cidadãos para atingir objetivos políticos. A deliberação da Suprema Corte certifica e condena o uso e manipulação do Direito por setores do sistema de justiça que produziram a maior fraude jurídica da história do país.

A expectativa é de que a decisão represente o início de uma série de outras com o condão de revelar os detalhes e a extensão da operação Lava Jato, com a devida responsabilização de seus atores.

Diante de uma tragédia humanitária sem precedentes, a ABJD conclama a comunidade jurídica e política aos trabalhos de reconstrução democrática que também passam pela reforma do sistema de justiça.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB