NOTA DE APOIO À PARIDADE DE GÊNERO E COTAS RACIAIS NA OAB

03/12/2020

NOTA DE APOIO À PARIDADE DE GÊNERO E COTAS RACIAIS NA OAB




As mulheres já correspondem à metade dos profissionais inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no entanto a participação nos órgãos diretivos, do Conselho Federal e das Seccionais, ainda não reflete essa realidade. Com 90 anos de existência, a maior entidade de classe do país, nunca foi presidida por uma mulher, hoje, nenhuma das seccionais é presidida por uma mulher. Dos 81 Conselheiros Federais da OAB, apenas 1 é negro.

Ontem, 1º de dezembro de 2020, em apertada votação, o Colégio de Presidentes votou e definiu a aplicabilidade da paridade de gênero e cotas raciais já para as eleições de 2021, sendo que 13 Seccionais votaram pela aplicação imediata das políticas afirmativas, 13 optaram pela realização de um plebiscito antecedendo a decisão e 1 Seccional se absteve, sendo a votação desempatada pelo Presidente Felipe Santa Cruz, que proferiu o voto de “minerva” apoiando a paridade de gênero e cotas já para o pleito de 2021.

Os projetos seguem para apreciação do Pleno, que realizará a votação no próximo dia 14/12.

Essa votação apertada, com metade das Seccionais tendendo a postergar as medidas mais que necessárias, revela o quanto ainda a entidade precisa avançar para consolidar uma gestão verdadeiramente democrática, com inclusão e participação efetiva de toda a sua diversidade de inscritos.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD, apoia ambas as iniciativas, e já  incorpora na composição da sua Coordenação Executiva e Colegiado nacional, a paridade de Gênero e Raça, por entender que a democracia somente se realiza de forma plena, com a representatividade de todos cidadãos e cidadãs que compõem nossa sociedade.

 

 

 

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB