ABJD repudia violência contra João Alberto Silveira Freitas

20/11/2020

ABJD repudia violência contra João Alberto Silveira Freitas


Neste dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso no combate a todas as formas de racismo, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia manifesta sua profunda indignação e repulsa ao ato de violência praticado na noite de ontem contra João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, espancado até a morte por seguranças e um cliente, policial temporário, no supermercado Carrefour, na cidade de Porto Alegre/RS.

Sabemos que a luta contra o racismo no Brasil tornou-se mais difícil nos últimos anos, com o aumento da exclusão e do preconceito na sociedade, associadas às políticas negacionistas do governo Bolsonaro. O fato faz aumentar a responsabilidade de toda a sociedade e das entidades que se organizam em defesa da democracia e dos direitos humanos.

Repudiamos toda forma de violência e reconhecemos o racismo como racionalidade estrutural de nossa sociedade. A violência contra a população negra deve ser evidenciada para que não pareça excepcional, deslocada do todo. Justiça por João Alberto é justiça social e racial.

Vidas negras importam! 

 



 

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB