ABJD DEFENDE AS PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA

09/09/2020

ABJD DEFENDE AS PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA




A operação Lava Jato tornou-se célebre por alguns motivos centrais, dentre eles: a seleção de seus alvos, a espetacularização de suas ações, a escolha do momento de agir com vistas a influenciar na política do país, a atuação além de suas competências, e seus métodos extralegais, como delações premiadas sem provas e conduções coercitivas sem intimação prévia. 


A ação de busca e apreensão deflagrada na manhã desta quarta-feira (09) pelo braço da Lava Jato no Rio de Janeiro, de ordem do juiz federal da 7ª Vara Marcelo Bretas, não descuidou de nenhum desses pilares.

Feitos de forma a atrair os holofotes, os mandados foram cumpridos nas residências e nos escritórios de advogados, com base em delação de Orlando Diniz, ex-presidente do Sistema S do Estado do Rio de Janeiro.

Uma operação, em regra, faz parte do processo de investigação, que se conclui pela apresentação, ou não, de uma denúncia.

A operação denominada “Esquema S” ocorreu, de forma estranha e surpreendente, no mesmo dia do recebimento da denúncia pelo juiz Bretas, com 510 páginas. Significa que o Ministério Público decidiu denunciar antes e buscar provas depois. E que o juiz aceitou a denúncia antes de saber se existem provas.

Por outro lado, seria ingênuo crer em uma enorme coincidência que a operação atinja escritórios de advogados que fazem a defesa de políticos desafetos do atual presidente da República, como os advogados do ex-presidente Lula.

A ABJD se pronuncia, neste como em todos os casos, a favor do devido processo legal e em proteção das prerrogativas da advocacia, que não podem ser desvalorizadas em nome de um suposto combate à corrupção, com métodos que já se demonstraram nefastos, e que causam o descrédito do próprio sistema de Justiça.

Nossa defesa intransigente é do Estado Democrático de Direito, onde a criminalização da advocacia não encontra assento.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB