ABJD-PA lamenta morte do padre Bruno Sechi

01/06/2020

ABJD-PA lamenta morte do padre Bruno Sechi






Faleceu Padre Bruno Sechi. Italiano, chegou ao Brasil na década de 60. Fundador do restaurante do pequeno vendedor, em 1970, posteriormente República do Pequeno Vendedor e atual Movimento República de Emaús, Padre Bruno foi um sacerdote, um cidadão, um ser humano devotado em ajudar o próximo e em especial em atendimento às crianças e adolescentes.

A importância desse movimento é tão grande e impactante para a cidade de Belém que é raro ver uma casa que não tenha interagido de alguma forma com a República de Emaús, seja fornecendo doações para reciclagem, seja recebendo as ações de assistência social e formação educacional que seus projetos propiciam.

Quantas crianças tiveram um alento e a vida modificada por suas ações?

Só isso já seria suficiente pra marcar seu nome no estado que adotou, mas Padre Bruno foi além e através das ações do Movimento do Pequeno Vendedor, pode lutar para a criação do Centro de Defesa do Menor (CDM), atual Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA EMAÚS). 

Influenciou e atuou na criação do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Fórum Nacional em defesa da criança e adolescente, Associação Nacional de Centros de Defesa, na formulação do ECA, e na criação dos Conselhos Tutelares, enfim, toda a política de proteção à criança e adolescente teve alguma participação de sua atuação.

E, para além de sua atuação em relação à criança e adolescente, Padre Bruno será lembrado sempre como um dos maiores defensores de direitos humanos desse Estado.

Num momento histórico onde as políticas e defensores de direitos humanos são marginalizados, Padre Bruno fará uma falta enorme.

É uma perda imensurável.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, ABJD – Núcleo Pará lamenta de forma profunda seu falecimento e nos apegamos ao seu exemplo, para que, como ele, tentemos seguir firmes, retos, incansáveis e corajosos na defesa dos Direitos Humanos.

Muito obrigado por tudo Padre Bruno, muito obrigado.


Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia
ABJD – Núcleo Pará

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB