ABJD se une a mais de 400 entidades e partidos e pede impeachment de Bolsonaro

22/05/2020

ABJD se une a mais de 400 entidades e partidos e pede impeachment de Bolsonaro





Em um momento histórico, mais de 400 entidades e movimentos sociais, entre eles a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), além dos partidos políticos PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP, entregaram nesta quinta-feira (21), o pedido coletivo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados.

As organizações, juristas, partidos e personalidades da vida nacional pedem a abertura imediata do processo contra Bolsonaro para afastá-lo do exercício do cargo máximo da República. É o primeiro pedido de impeachment no qual partidos se juntam — outros foram entregues, mas por iniciativas individuais de parlamentares.

O presidente é acusado de cometer crimes contra o livre exercício dos poderes Legislativo e Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; contra o mandamento constitucional da impessoalidade no exercício da administração pública ao utilizar os poderes inerentes ao cargo com o propósito reconhecido de obtenção de ganhos de natureza pessoal e crime de responsabilidade contra a probidade na administração pública.

Além de atentar contra a saúde pública e por em risco a vida do povo brasileiro, por sua conduta irresponsável à frente do enfrentamento da Covid-19, que já levou à morte de quase 19 mil brasileiros e infectou pelo menos 291.579 pessoas no país. A omissão do presidente da República, desobedecendo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para adoção de medidas de distanciamento social, e estimulando atos e aglomerações, estão agravando o quadro da pandemia no país.

Com informações do site https://pt.org.br/

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB