"Pandemias e Pandemônios": Livro analisa a conjuntura de crise no Brasil

18/05/2020

"Pandemias e Pandemônios": Livro analisa a conjuntura de crise no Brasil




Acaba de ser lançado o livro Pandemias e Pandemônios no Brasil que reúne 38 autores e autoras e analisa as pandemias decorrentes do coronavírus, mas também dos sistemas de opressão e do capitalismo. A obra, organizada pelos professores e integrantes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Cristiane Brandão Augusto e Rogerio Dultra dos Santos, se debruça, ainda, sobre o pandemônio do Governo de Jair Bolsonaro, considerado caótico, incompetente e de perfil fascista.

Contribuíram na obra cientistas políticos, economistas, educadores e educadoras, jornalistas, juristas, médicos e médicas, militantes políticos, pesquisadores e pesquisadoras, psicólogas e sociólogos, que discutem a conjuntura nacional nesse período indefinido das restrições mais variadas e de agravamento das crises sanitária e humanitária. 

Temas

Os autores e autoras tratam do ativismo judicial, biopolítica, cenários pós-pandêmicos, corrupção e patrimonialismo, criminalização da política, democracia, direitos humanos, EaD e ataques à educação, encarceramento e sistema repressivo, fascismo e neofascismo, home office, necrocapitalismo, neoliberalismo, população LGBTI, populismo de direita, precarização do trabalho e dos direitos sociais, racismo, redes de solidariedade, relações entre os poderes, uso político da pandemia no cenário global e violência de gênero.

"As reflexões consistentes nos permitem vislumbrar que país restará depois da crise. Esta é uma obra imprescindível para compreender e se posicionar em tempos tão conturbados", reforçam os organizadores. 

A publicação é uma parceria entre o Instituto Declatra (Defesa da Classe Trabalhadora) e a Editora Tirant Lo Blanch.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB