ABJD vai à justiça para que Governo do Tocantins mostre dados que justificam relaxamento da quarentena

24/04/2020

ABJD vai à justiça para que Governo do Tocantins mostre dados que justificam relaxamento da quarentena




Preocupada com a saúde pública em Tocantins, o núcleo da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) no estado entrou com uma interpelação judicial (acesse aqui) contra o governador Mauro Carlesse (DEM). O objetivo é fazer com que o governo apresente os estudos técnicos e planejamento que embasaram o Decreto nº 6.083, de 13 de abril de 2020, que permite que prefeitos possam autorizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais considerados não-essenciais.

Os integrantes da entidade consideram que os atos administrativos do governo de Tocantins são contrários aos inúmeros estudos científicos que recomendam a manutenção da quarentena como forma de evitar o pico prematuro de incidência da Covid-19 e pode acarretar sérios prejuízos à saúde da população tocantinense.

"Há uma profunda incoerência entre decretar a quarentena no estado e após 30 dias emitir novo Decreto liberando inúmeras atividades, sem que tenha havido mudança substancial da situação fática que justificou o primeiro decreto", afirma o documento.

Para os juristas. são muitas perguntas que devem ser respondidas pela administração pública estadual. "Afinal, ao relaxar as medidas de isolamento social, o governo do Estado do Tocantins resolveu assumir os riscos do aumento do número de infectados (e muito possivelmente o aumento do número de mortos). Se isso é verdadeiro, é necessário que a administração pública fundamente suas decisões, explicando a motivação dos atos administrativos perpetrados", ressaltam. 

A ABJD-TO pede, então, que a justiça determine um prazo ao governador Mauro Carlesse para apresentação dos fundamentos e estudos técnicos que motivaram a decisão de relaxar as medidas de isolamento social.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB