ABJD transmite debate sobre alternativas para o resgate do direito sindical

20/04/2020

ABJD transmite debate sobre alternativas para o resgate do direito sindical






A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD - transmite na próxima quarta-feira, 22 de abril o debate: Pandemia e crise do modelo ultraliberal: Alternativas de resgate do direito sindical. A transmissão acontecerá a partir das 10 horas nas redes sociais da Associação. Para acessar é fácil: é só digitar abjdbr na barra de busca do YouTube ou Facebook e participar da transmissão.

A mesa dinâmica de debate virtual intitulada Pandemia e a Crise do Modelo Ultraliberal: Alternativas de resgate do Direito Sindical é iniciativa voltada a produzir reflexão sobre o papel das entidades sindicais no enfrentamento da pandemia de Covid-19, cujos impactos na economia exigem resposta governamental e social imediata. Seja para criar condições de trabalho para aqueles que atuam na área da saúde, seja para resolver as questões trabalhistas e sociais decorrentes da paralização da economia real. De acordo com a OIT, o diálogo social é ferramenta imprescindível para a adoção de medidas eficientes e sustentáveis para a superação da crise sanitária e de seus reflexos econômicos. Porém, há países que, como o Brasil, optam por alijar as entidades sindicais do processo de criação, implementação e monitoramento de medidas de sobrevivência à crise e posterior recuperação. Diante desta conjuntura, esta mesa de debate virtual propõe-se a ponderar quais são as perspectivas de resgate do Direito Sindical e da própria articulação internacional e solidária.

Como debatedores, a ABJD e o Instituto Lavoro convidaram figuras representativas de vários segmentos institucionais, todos especialistas capacitados na matéria trabalhista. Sob a coordenação da Professora da UFMG Maria Rosaria Barbato, integrante da Executiva da ABJD, estarão presentes o Professor da Universidad Castilla La-Mancha Antonio Baylos; o advogado José Eymard Loguercio; Procurador do Trabalho e Coordenador da CONALIS Ronaldo Lima dos Santos; e a economista Marilane Oliveira Teixeira. Cada um terá 15 minutos para a sua exposição no debate dinâmico. Em seguida, haverá 30 minutos para intervenções e perguntas dos espectadores. A mesa dinâmica de debate virtual contará com o apoio da Rede Lado, do Instituto Lavoro, do Coletivo Leme e do Instituto Novos Paradigmas, que também transmitirão desde as suas respectivas páginas no Facebook.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB