ABJD realiza o III Seminário Internacional nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Salvador

20/02/2020

ABJD realiza o III Seminário Internacional nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Salvador





A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) realiza nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2020 o III Seminário Internacional e a Assembleia da entidade. O evento será em Salvador - BA, com o tema "Democracia em Crise e o Sistema de Justiça na América Latina".

"O Seminário tem demonstrado vitalidade metodológica para dialogar com as forças sociais, políticas e jurídicas com expectativa de traduzir os desafios e construir um novo modo de pensar e fazer uma conjuntura social de respeito às conquistas civilizatórias. Essa terceira edição dá seguimento aos Seminários anteriores, todos alcançando as expectativas de se instituir um fórum de debates e ressignificação das lutas jurídicas", explica Marilia Lomanto Veloso, advogada baiana e integrante da Executiva Nacional da ABJD.

Sobre o tema definido para esse ano, Marilia contou que a escolha é afinada com os objetivos da ABJD a partir de uma discussão coletiva que contempla a pluralidade e a diversidade características da entidade. "O momento de definição do mote do Seminário se torna um fato com dimensão política, um indicativo de construir um tema que contemple valores e que signifique a interlocução da Associação com um espaço e um tempo que possibilitem conhecer, dialogar e transformar realidades conjunturais. Um Seminário deve contemplar o que o coletivo quer expressar e quais as respostas que imagina ouvir dos protagonistas dos debates", detalha.

Nesse sentido, a advogada aponta que construir um espaço que paute as instabilidades conjunturais que permeiam o mundo e, com ele, a América Latina, imprime ao Seminário a natureza de um lugar de desafios e perspectivas. "Incluir narrativas da conjuntura do continente latino-americano sintoniza com a compreensão do projeto político estruturalmente reconfigurado para experiências de conflituosidades que escancaram o belicismo histórico dos povos dominantes, sempre ávidos de poder e dispostos a construir crises e com elas, consolidar formas novas de mandar, centradas em metodologias virtuais e de negação do outro como sujeito em luta por seu modo de ver e interpretar o mundo", ressalta.

Para ela, a América Latina é um laboratório de práticas sociais e de ressignificação de direitos humanos. "O continente representa a recomposição de um repertório que o velho mundo negociou com a contemporaneidade e a América Latina reconstrói, como um legado histórico para as gerações futuras".

Finalizando, a integrante da ABJD, que faz parte da organização do evento internacional, lembra que a grande rebeldia é a capacidade do povo da América Latina se unir em torno de um projeto de nação que intensifique e garanta os direitos dos povos latino-americanos. "O Seminário pode não garantir, mas provoca os debates sobre os desafios e as perspectivas de nosso povo em torno da Democracia e do Sistema de Justiça", conclui.

Serviço
III Seminário Internacional e Assembleia da ABJD
Data: 28, 29 e 30 de maio
Local: Espaço Cultural Raul Chaves
Faculdade de Direito da UFBA
R. da Paz, s/n - Graça
Salvador - BA

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB