ABJD realiza lançamento estadual do Observatório Justiça e Democracia em Goiás

25/07/2024

ABJD realiza lançamento estadual do Observatório Justiça e Democracia em Goiás


A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) lança nesta quinta-feira (25) o Observatório Justiça e Democracia (OJD) em Goiás, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG, às 14 horas.  O evento visa fortalecer a defesa dos direitos humanos e a promoção da democracia no estado.  

O Observatório, mais novo instrumento de luta da ABJD, se dedicará a monitorar e denunciar abusos de poder, promovendo a responsabilização das autoridades públicas e fortalecendo a transparência e a justiça. Além disso, o projeto atuará como um centro de análise crítica e produção de artigos, articulando ações estratégicas para combater violações dos direitos humanos e assegurar a manutenção do Estado Democrático de Direito. 

O evento de lançamento tem como tema central a violência policial e a responsabilidade do Estado em casos simbólicos que evidenciam a necessidade urgente de debater a justiça e as reformas estruturais em Goiás. Um deles é o assassinato de Fábio Escobar, vítima de violência política após denunciar esquema de corrupção na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO), vinculado ao Poder Executivo do estado. Também será abordado o caso recente da menina de 13 anos que teve seu direito ao aborto, decorrente de estupro, negado por decisão judicial.  

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Associação de Egressos e Egressas da UFG, garantindo ampla divulgação e participação da sociedade civil e de interessados na defesa dos direitos humanos e da democracia.   

Mesa de Debates  

A mesa de debates reunirá importantes nomes na luta pelos direitos humanos e pela Justiça. Fabrício Rosa (PT-GO), vereador de Goiânia, conhecido por sua defesa dos direitos civis e combate à violência policial, estará presente. O deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO), conhecido por sua atuação em defesa dos direitos humanos, transparência governamental e combate à corrupção, trará sua vasta experiência para a discussão.  

Um dos destaques do evento será a presença de Eugênio Aragão, ex-Ministro da Justiça no Governo Dilma, ex-Vice-Procurador Geral Eleitoral do Brasil e professor titular de direito internacional da Universidade de Brasília (UnB). Graduado em direito pela UnB, mestre em direito internacional pela Universidade de Essex (Inglaterra) e doutor em direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), Aragão é conhecido por suas críticas à Operação Lava Jato e por atuar como advogado nas campanhas eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva em 2018 e 2022.  

Cleide Martins, integrante da ABJD e representante da Rede Lawfare Nunca Mais, também estará na mesa. Sua atuação tem sido crucial para promover o diálogo entre vítimas de lawfare e buscar justiça para aqueles que sofrem perseguição judicial.  

Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza, professora emérita e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Criminalidade e Violência  (NECRIVI), trará sua análise crítica sobre criminalidade e violência. Cida Alves, educadora, psicóloga e presidenta do Bloco "Não é Não", oferecerá sua perspectiva sobre educação e direitos das mulheres.  

Homenagem a Letícia Garcês 

A cerimônia incluirá uma homenagem a Letícia Garcês, jurista e defensora dos direitos humanos em Goiás. Uma apresentação musical de Kleuber Garcêz e Nina Soldera celebrará sua memória e dedicação à justiça e igualdade.  

Valério Luiz, advogado e filho do jornalista esportivo Valério Luiz, vítima da violência policial, e Glaucia Maria Teodoro Reis, coordenadora da Procuradoria da Mulher na Alego e da ABJD-GO, explicarão a importância do Observatório Justiça e Democracia para as lutas por justiça e direitos em Goiás.  

Espaço de Socialização 

Após o lançamento, haverá um espaço de socialização no Sindicato dos Professores no Estado de Goiás (Sinpro), onde os participantes poderão continuar as discussões e fortalecer as redes de apoio e colaboração em prol da democracia e dos direitos humanos. 

Acompanhamento dos Casos de Violência 

O Observatório Justiça e Democracia acompanhará de perto casos emblemáticos como o de Fábio Escobar e o da menina de 13 anos, denunciando abusos e buscando justiça. Ainda nesta semana, será protocolado um pedido de responsabilização do governador Ronaldo Caiado à Procuradoria Geral da República (PGR) e uma denúncia ao Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) pelo caso Fábio Escobar, destacando a omissão do governador e sua responsabilidade como chefe do Executivo. 

Parcerias 

O lançamento do Observatório Justiça e Democracia conta com o apoio de diversas entidades comprometidas com a Justiça Social, incluindo Sindsaúde, NECRIVI, RENAP, Sinpro, Bloco Não é Não e Associação de Mulheres na Comunicação. Essas parcerias são essenciais para fortalecer a luta por um estado mais justo e democrático. 

Participe e engaje-se na construção de um futuro mais justo e democrático! 

Serviço 

O quê:  
Quando: 25 de julho de 2024, às 14h
Onde: Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG, 5ª Avenida, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-050  
Transmissão ao vivo: Canal da Associação de Egressos e Egressas da UFG
Evento gratuito e aberto ao público. 

Mais informações: ABJD - Núcleo Goiás
(62) 98118-8394 - Vitor Albuquerque
(62) 99676-4747 – Camilo Bueno Rodovalho
(62) 99977-8935 - Gláucia Maria Teodoro Reis
(62) 98559-3997 – Fernanda Santos
Logo do Projeto Observatorio Justica e Democracia
Saiba mais sobre o projeto

ABJD realiza lançamento estadual do Observatório Justiça e Democracia em Goiás

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB